Museu do Oriente com atividades gratuitas

Janeiro termina com um fim de semana dedicado à música clássica e à gastronomia japonesa.

Museu do Oriente - Kakuho Aoe

Nos últimos dois dias de Janeiro o Museu do Oriente abre portas com um programa especial que inclui um concerto pelos Solistas da Metropolitana e uma conferência dedicada à cultura gastronómica do Japão.

Tudo começa às 16 horas de sábado, dia 30 de janeiro. Altura em que o Duo Contrasti dos Solistas da Metropolitana mostra O Barroco e a Música Programática, num programa para violino e contrabaixo que apresenta Battalia a 10 (1673), de H. I. F. v. Biber, Suite Pulcinella (1911), de I. Stravinsky, e os concertos Outono e Inverno d’As Quatro Estações (c. 1720), de A. Vivaldi. O concerto é gratuito, basta levantar o bilhete no próprio dia.

No dia seguinte, pelas 15h30, a tarde é dedicada à gastronomia japonesa, com o monge japonês Kakuho Aoe a apresentar Otera Gohan – A Cozinha dos Templos Budistas, mais especificamente a washoku – a cultura gastronómica do Japão, classificada como Património Cultural Intangível pela UNESCO em 2013. A conferência irá versar sobre os hábitos, técnicas, saberes e práticas relacionadas com a produção, processo, preparação e consumo dos alimentos. Com uma particular atenção. Segundo a cultura japonesa a washoku está intimamente associada ao respeito pela natureza e ao uso sustentável dos recursos naturais, o que se traduz, por exemplo, na utilização de ingredientes sazonais. Adicionalmente Kakuho Aoe irá explicar como é a primeira refeição nos templos, a importância de desenvolver os sentidos comendo às escuras e a alimentação, em geral, dos monges Zen.

Solistas da Metropolitana
Duo Contrasti: o barroco e a música programática
30 de Janeiro
Auditório do Museu do Oriente
16 horas
Gratuito mediante levantamento de bilhete no próprio dia

Conferência
Otera Gohan – A cozinha dos templos budistas
Com o monge Kakuho Aoe
Museu do Oriente
31 de Janeiro
15h30
Entrada livre mediante capacidade da sala
Conferência proferida em japonês, com tradução para português
Organização: Embaixada do Japão e Japan Foundation, em colaboração com Museu do Oriente

Por Alexandra Costa/OJE

Artigo publicado a 27/01/2016

Anúncios