Bem-vindos ao mundo do chocolate

De 4 a 7 de fevereiro o Chocolate em Lisboa está de regresso ao Campo Pequeno.

chocolate

São quatro dias de pura tentação. A edição de 2016 do Chocolate em Lisboa está de regresso e promete satisfazer até os mais gulosos. E não é por acaso. De 4 a 7 de fevereiro a Arena do Campo Pequeno recebe os melhores projetos artesanais de chocolate. Nacionais e internacionais. Iguarias feitas por chefs e mestres chocolateiros bem conhecidos. Que têm um único objetivo: desafiar até o menos guloso.

Ao todo estarão mais de 80 expositores, vindos de todo o mundo e que mostrarão o que há de melhor relacionado com o chocolate. Tabletes, Bombons, Brigadeiros, Trufas, Macarons, Eclairs, Pastelaria Fina, Brownies, Crepes, Chocolate Quente, Gelados, Bolos, mas também harmonizações de chocolate com vinhos, frutos secos, especiarias, chás, frutas e até mesmo…. com gins. Há para todos os gostos. Até para quem pensa que não aprecia chocolate.

Uma sugestão. Aproveite o facto de este ser um evento multinacional e prove chocolates de diversas proveniências. Portugal, Bélgica, Suíça, Espanha, França, Itália, Inglaterra, São Tomé e Príncipe, Gana, Perú, México, EUA e Vietname são alguns dos países origem que estarão presente a mostrar as suas tradições chocolateiras.

Mas no programa está muito mais do que “apenas” a mostra de chocolates. Este ano, na terceira edição, há, pela primeira vez, um “País Produtor Convidado”, que será a República do Perú. País que trará “a especificidade e a enorme qualidade do cacau aí cultivado, tradição essa que vem desde os tempos do Império Inca”. A expetativa é grande. Mesmo porque foi criado o “Concurso de Chocolate Peruano” que oferece, aos três primeiros classificados, prémios com valores entre os 1.500 e os 5.000 euros.  Sendo que todos, sim, todos, podem concorrer. Basta aceder ao site www.concursochocolateemlisboa.com (inscrições abertas até 3 de fevereiro).

O evento terá igualmente demonstrações diárias de receitas e preparações de chocolate realizadas pelos chefs e mestres chocolateiros convidados. Um dos ex-libris será a construção de uma escultura (em chocolate, claro) do Imperador Inca, em tamanho real.

Os mais pequenos não foram esquecidos e terão um espaço infantil especificadamente preparado para eles. Bem-vindos à Choco Kidslândia.

https://www.facebook.com/ochocolateemlisboa/

Por Alexandra Costa/OJE

Artigo publicado a 03/02/2016

Anúncios