10 refeições românticas

Não há nada como um serão a dois, num ambiente relaxante (e romântico), a degustar um jantar especialmente pensado para o Dia dos Namorados.

InterContinental-Lisbon_baixa

O dia dos Namorados está quase a chegar e é tempo de começar a preparar a comemoração. Uma refeição a dois, num ambiente romântico e com uma ementa preparada a preceito é sempre uma boa opção. Para ajudar o OJE selecionou algumas opções.

bastardo1_baixa-600x380

O Bastardo sugere, por 35 euros por pessoa, uma ementa romântica. Comece vieira, malandrinho, camarão e espumante e siga para o pregado, presunto, xarém e shitake. Termine com beijinho, cebola, queijo da Serra e rosti e um chocolate, framboesa, pimenta rosa e suspiro. Acompanhe com bebidas criadas especificamente para este dia: Cupido, Calafrio, Tentação, Afrodite ou Amo-te (de 4 a 12 euros).

Tasca-da-Esquina_baixa

Para quem gosta de cozinha de autor os restaurantes de Vítor Sobral, Tasca da Esquina e Peixaria da Esquina, propõem, respetivamente, dois menus com valores de 38,5 e 38,2 euros. O primeiro consiste em sopa de ervilha, vieira e caviar de salmão; chamuça de camarão, batata-doce e gengibre; ovo, foi gras e trufa; acompanhado de sanduiche de robalo, espargos, chips e maionese de hortelã, limão e coentros; pato, rosas, pera, nabo e agrião, terminando com queijo de entorna, pimentos, mel, laranja e noz; toucinho do céu de amendoim; leite creme de mirtilos; e trufas de chocolate, canela e flor de sal. Já a Peixaria da Esquina aposta num menu mais suave: carpaccio de polvo, vieira amêndoas e trufa, camarão panado, arroz de bacalhau e toucinho do céu.

Restaurante-Pedro-Lemos_baixa-600x305

No Porto o Restaurante Pedro Lemos sugere um menu de degustação onde a comida se junta ao vinho. Comece o repasto com Caranguejo Real e um cocktail de assinatura do Restaurante, Foie Gras e Especiarias, acompanhado com um Barbeito Verdelho 10 anos. Continue com um prato de Vieiras e Caviar, devidamente acompanhado com um champagne Janisson-Baradon Et Fils Grand Réserve Brut. Nos pratos principais a escolha recai no Rodovalho e Trufas, servido com Niepoort Tiara 2007 e no Wagyu com Cogumelos, que requer um vinho especial – vinho que contraria o tema da noite – o Alves. Termine com duas sobremesas emblemáticas: Chocolate e Banana e ainda Coco e a cítrica Yuzu, a degustar lentamente. Uma refeição para degustar com calma e tempo, e que custa 180 euros por pessoa.

InterContinental-Lisbon_baixa

Há lá algo mais romântico (e afrodisíaco) que a ostra? Essa parece ser a opinião do chef executivo Edie Melo que criou o menu para o Dia dos Namorados para o Restaurante AKLA, no InterContinental Lisbon. Num espaço amplo, com design moderno e onde abundam os painéis de azulejo tipicamente portugueses e as madeiras nobres a sugestão inclui Ostras da Ria Formosa com Maracujá e Baunilha; Ceviche de Carapau dos Açores; Cremoso de Açafrão com Camarão e Ricotta e Carré de Borrego com Crosta de Ervas Finas e Couve Rouxa. Para sobremesa a sugestão é a de optar pela A maça do Amor. O menu está disponível por 68 euros por pessoa com bebidas incluídas.

Restaurante-Atlântico_Sala_baixa

Foto: Mario Cerdeira-STUDIO

Se aprecia as refeições à beira mar pode optar pelo Restaurante Atlântico, localizado no InterContinental Estoril. Aqui a proposta criada pelo chef executivo Jorge Fernandes, e que custa 65 euros por pessoa (bebidas incluídas) tem, como entradas, Miolo de Vieira sobre Puré de Cenoura e Gengibre, Ostra em Zabaione de Champanhe e Camarão Salteado sobre Manga e Chili. Para os pratos principais poderá escolher entre Medalhão de Vitela de Leite grelhado com Tian de Legumes e Sechuan, Chalotas ao Vinho Rosé e o Naco de Garoupa Assado com Puré de Funcho Confitado, Cherovia Assada e Emulsão à Bulhão Pato. Termine com um Bolo Húmido de Chocolate Negro com Goma de Morango e Malagueta e Cremoso de Chocolate Branco e o Amor-perfeito.

Petit-Palais_baixa

Quando a preferência recai num ambiente glamouroso, a apelar aos tempos faustosos, a escolha incide, necessariamente, no Petit Palais. Um espaço que promete um ambiente romântico, com falta um jardim suspenso, uma fonte e uma grade de cadeados, que remetem para as pontes parisienses. Por 50 euros por pessoa o menu propõe uma entrada de ostras e flutes de champanhe. Seguida de três entradas frias e duas entradas quentes. Para os “quentes” as opções são Crepe do Mar ou Beijinho, Puré de Batata e Legumes Crocantes. Para a sobremesa está reservada a Pomme d’amour. Tudo devidamente “regado” com vinho tinto, branco, refrigerantes, água e café.

Sofitel-Lisbon-Ternura-de-Perdiz-com-vol-au-vent-e-cogumelos-selvagem_baixa

O AdLib este ano resolveu fazer algo diferente. Aliar um menu especial com uma prenda: o sorteio de uma noite no Sofitel Lisbon Liberdade (onde o restaurante está inserido) para um dos casais presentes. A refeição propriamente dita começa com um cocktail de boas vindas: Amor à Primeira Vista. Depois… depois o Amuse Bouche “Escaldante” dá início a uma viagem gastronómica, onde a “Ternura” de Perdiz com vol au vent e cogumelos selvagens e o “Ardente” de Marisco com Gengibre anunciam momentos de amor e celebração da paixão. O romantismo está presente em todos os pratos: “Entrelaçado” de Linguado e Salmão com ostras, a “Loucura” de manga e malagueta e a “atração” de Novilho e Foie Gras dão o mote a um jantar onde a emoção bate forte. Termine com as 50 sombras de chocolate. O menu temático, que tem um custo de 120 euros por casal, pode ser o início de uma noite perfeita caso seja o vencedor do sorteio “Bring your Bag”

Viva-Lisboa.Garoupa_baixa-600x325

No centro de Lisboa, mas localizado numa zona calma, o Viva Lisboa, restaurante do Neya Lisboa Hotel, sugere, por 40 euros por pessoa (bebidas incluídas) uma noite diferente. Num ambiente relaxante a escolha recai numa vieira resguardada em ninho de batata palha, aconchegada em cogumelos e wakame, seguido de uma garoupa braseada enroscada num risotto de lima e coberta numa espuma de camarão thai. Nas carnes nada melhor que um enredo de magret e foie gras, entrelaçado de couve chinesa, aipo num desenvolto e manto de puré de beterraba. Termine com o melhor dos melhores: um fondant de chocolate branco num labirinto de frutos do bosque guiado por crumble de pistacho e gelado de laranja e cardamomo.

Vestigius_baixa

O romance não tem de ser complicado. Pode ser acompanhado de uma refeição mais simples, desde que esta seja extraordinária e acompanhada de uma decoração diferente e com uma boa vista. Um exemplo? A sugestão preparada pelo Vestigius, em Lisboa. Tudo começa com um cocktail surpresa e continua com um Ovinho Atrevido, recheado de farinheira, cogumelos e ervas. Segue uma sardinha de conserva em cama de escabeche de pimentos. Nos quentes há o risotto de bacalhau e o magret de pato. Já nas sobremesas a escolha recai no crumble de morangos e gelado de baunilha. O jantar está disponível nas opções com e sem bebidas por 35 e 45 euros, respetivamente.

Por Alexandra Costa/OJE

 

Anúncios