Hotéis temáticos

Dormir num quarto que homenageia o mármore ou num hotel que recria o nascimento, expansão e desaparecimento do Império Romano são duas das propostas dos hotéis temáticos que existem em Portugal. Descubra-as.

Hotel da Música
www.hoteldamusica.com
Deve o seu nome à proximidade de um dos locais culturais do Porto: a Casa da Música. E é a música que serve de mote a toda a decoração. Desde pautas musicais de compositores a decorarem as paredes dos quartos e algumas áreas públicas à presença de um piano, à disposição de todos, no bar. O hotel que tem uma outra particularidade: está inserido no Mercado do Bom Sucesso. Uma unidade a conhecer pela calidez da decoração, pela simpatia dos funcionários e pela sua localização.

Mercure Porto Gaia
www.accorhotels.com/pt/hotel-3347-mercure-porto-gaia-hotel/index.shtml
A apenas cinco minutos (dois quilómetros) das adegas de vinho do Porto, é fácil imaginar o tema da decoração desta unidade: o vinho do Porto. E é no bar que essa ligação é mais visível. Seja pelos cálices, pelas pipas que servem de mesa e decoram as paredes ou até pelo barco rebelo presente. Localizado mesmo ao lado do Norte Shopping, oferece 104 quartos espaçosos e funcionais. O terraço torna tudo ainda mais agradável.

Duecitânia Design Hotel
www.duecitania.pt/
O edifício que outrora albergou uma fábrica de papel é hoje uma unidade hoteleira que presta tributo às várias fases do Império Romano. Cada piso, uma era: formação; império; e crise e renovação. Cada era, uma cor e decoração diferente. São 42 quartos com vista para o rio ou para a montanha onde a influência romana se vê um pouco por todo o lado, inclusive nas áreas públicas, com destaque no restaurante Gustatio, que tem um menu específico para quem se atrever a provar a comida dos Antigos.

Vila Galé Ópera
www.vilagale.com/pt/hoteis/lisboa/vila-gale-opera/
O primeiro hotel temático do grupo Vila Galé situa-se em Lisboa e homenageia a ópera, o que é bastante evidente não só no nome da unidade, como também na decoração de espaços públicos, nomeadamente a receção, o bar Fidélio e o restaurante Falstaff. Também os 259 quartos estão decorados com peças alusivas a esta arte.

Hotel Dom Vasco
www.domvasco.com/
Mais do que um hotel temático, esta unidade é uma contadora de histórias da viagem do navegador Vasco da Gama à Índia. Ou não fosse ele um “filho da terra”. Todos os quartos são diferentes e assinalam um ponto da viagem. Mas garantem as comodidades da vida moderna. Dada a sua localização – Sines – e o estar muito virado para o negócio corporate, o hotel tem um cuidado extra na atenção aos clientes, nomeadamente nas amenities disponíveis (é possível ter, por exemplo, material de escritório) e no pequeno-almoço. Um dos mais diversos, dado que a gerência tenta sempre ter algo do país de origem do hóspede.

Alentejo Marmòris Hotel & Spa
www.alentejomarmoris.com/
Situado em Vila Viçosa, é todo ele um tributo a um dos principais negócios da cidade, o mármore, que está presente em todos os espaços e que foi utilizado de forma única, criando decorações distintas em todos os quartos, fruto da orientação do decorador Miguel Câncio Martins. Um pormenor interessante: no quarto, o grande espelho pendurado numa das paredes é simultaneamente a televisão. Uma unidade que se caracteriza igualmente pelos espaços amplos, pela farda dos funcionários, bem como pelo spa e as pelas duas piscinas (uma delas interior). A isto junta-se o restaurante Narcissus Fernandesii, cujo ex-libris é uma mesa de mármore feita de um monobloco de pedra descoberto na pedreira dos proprietários.

Hotel Villa Aljustrel
www.hotelaljustrel.com/
No interior do Alentejo, há uma unidade que presta tributo ao seu histórico mineiro. E isso reflete-se não só na decoração (começa logo na grande foto ao entrar na unidade) mas também na arquitetura, a cargo de Carlos Ganhão. Um exemplo? A fachada que imita um malaquete (estrutura de ferro que os mineiros utilizavam para descer à mina). A própria decoração é dominada pelos tons de minérios: bronze, prata e ouro. Decorados de forma simples, os quartos são espaçosos e acolhedores tendo, todos eles, um poema na parede. Termine a noite no terraço, que oferece uma vista panorâmica da cidade

Por Alexandra Costa/OJE

Artigo publicado a 30/10/2015

Anúncios