Chegue a 2016 em grande

Um pouco por todo o país, há festas e comemorações para dizer adeus a 2015 e dar as boas vindas ao novo ano. Concertos gratuitos, fogo de artifício… são muitas as opções. Descubra algumas delas.

Em Lisboa, o palco de boas vindas a 2016 será montado no Terreiro do Paço. É ali que decorrerão as festas e onde, a partir das 21 horas, desfilam diversas animações.

Numa noite em que as principais artérias da capital portuguesa se enchem de pessoas, é natural que, a partir das 22 horas, haja uma convergência para a praça com vista para o Tejo. É lá que irão ocorrer dois concertos e de onde se pode assistir ao tradicional espetáculo de fogo de artifício. Às 22 horas, os Trovante sobem ao palco para cantar e encantar. A música continuará até de madrugada, com Richie Campbell, sendo apenas interrompida, à meia-noite, para o fogo de artifício.

Mas desengane-se se pensa que o programa levado a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa termina aqui. No dia 1 de janeiro, às 17h30 está agendada a Sinfonietta de Lisboa e logo de seguida Carminho convida António Zambujo. O fim de semana continua, ainda no Terreiro do Paço, no sábado, às 22 horas, com um concerto dos D.A.M.A e com um espetáculo do DJ’s RFM (DJ Rich + DJ Mendes) e, no domingo, às 11 horas com a Orquestra Geração e, mais tarde, às 15 horas, com a Banda Sinfónica da PSP – The Movies Music Festival.

Mais a sul a Câmara Municipal de Setúbal aliou-se, pelo quinto ano consecutivo, à Troia Resort para apresentar um plano completo de animações, que alie as duas margens do rio Sado. A festa vai estar concentrada na Doca dos Pescadores, onde decorrerá o concerto com Os Meus Meninos. Segue-se o fogo de artifício, que tem a particularidade de partir do rio Sado e a noite continua sob a batuta do DJ Tó Patronilho. Já na Praia da Saúde a festa é assegurada porJorge Nice que atua entre as 23h e a 1h da madrugada. Na outra margem, em Tróia, a festa faz-se na Marina de Tróia, com a travessia a ser assegurada pela Atlantic Ferries.

No Porto, tudo acontece nos Aliados. É lá que Pedro Abrunhosa dá as boas vindas a 2016. Já em Coimbra, a Praça do Comércio, recebe, às 00h15, os Clã.

Mais a sul, no Algarve, as festas dividem-se entre os principais pontos de interesse. A Praia dos Pescadores, em Albufeira, o palco vai ser pequeno para receber Anselmo Ralph, que atua a partir das 23 horas. Pouco minutos depois da meia-noite, na Oura, a festa segue com a Star Parede. Lagos por seu lado, conta com os Expensive Soul para darem música e dizer adeus a 2015. O espetáculo, decorrerá na Praça do Infante, sendo seguido ido de uma atuação do DJ TobyONE.

No Funchal a festa começa logo ao início da manhã. Entre as 10 e as 20h a baixa da cidade atuarão as Bandas Filarmónicas e Grupos Folclóricos, enquanto a praça central em frente à Sé Catedral acolhe o Coro Infantil da Associação Regional de Educação Artística num concerto agendado para as 11 horas (e que repete às 18h30). Pelas 17 horas ocorre a tradicional Missa de Final de Ano na Catedral e à noite, entre as 21 e as 4h a Praça do Povo recebe as “verdadeiras” festividades da passagem de ano. O Espetáculo “Noite de Passagem de Ano 2015/2016“, é dirigido pelaOrquestra Ligeira da Madeira e contempla um concerto de Apitos de Navios de Cruzeiro na baía da cidade do Funchal e ainda o espetáculo Pirotécnico de Passagem de Ano.

Por Alexandra Costa/OJE

Artigo publicado a 30/12/2015

Anúncios