9 sugestões para um Natal fora de casa

Desfrute dos menus preparados pelos chefs, deixe a cozinha para trás e faça uma Consoada diferente.

 

A tradição diz que o Natal é passado em família. Mas isso não significa que a festa tem de ser em casa. Há cada vez mais famílias a optarem por fazer a Consoada em restaurantes. Dá menos trabalho e não há preocupações com a qualidade (ou quantidade) da refeição ou sequer, mais tarde, com a respetiva limpeza.

A pensar nesta tendência, o OJE reuniu algumas sugestões para quem tenciona passar um Natal diferente. E há soluções para todos os gostos e carteiras.

Palácio do GovernadorPara quem gosta de ambientes históricos, o Palácio do Governador, em Belém, Lisboa, sugere uma ementa preparada pelo chef André Lança Cordeiro, baseada em produtos típicos da época. A partir de 25 euros por pessoa é possível degustar de diversas entradas, um bacalhau a lascar, acompanhado de batata Rate, cebola caramelizada e broa de milho e ainda cordeiro de leite de sete horas, servido com grelos salteados e salva em tempura. Na parte dos doces, a aposta vai para umas farófias acompanhadas com framboesa.

Outra alternativa é a proposta pelo The Vintage House Lisboa, onde o bacalhau se junta à tranche de salmão e ao naco de novilho.

Lago-Montargil-Villas_baixaPara quem gosta de hibernar e aproveitar as maravilhas do interior do país, é possível recuperar energias e relaxar junto do Lago Montargil & Villas. Além da vista para a barragem, a unidade hoteleira preparou um jantar de Natal onde o peru e o bacalhau são reis. No almoço, a escolha recai sobre um buffet, onde a variedade de sabores tenta tudo e todos e onde predominam os pratos regionais. Reinterpretados, claro. Um exemplo, claro, é a salada de gaspacho ou o polvo à lagareiro e mesmo as migas gatas. Se a preferência vai para um paladar mais contemporâneo, também há solução: caril vermelho de frango.

Grand-11_Grill-D.-Fernando-Restaurant-1280x806_baixa-600x378Em pleno centro de Lisboa, o restaurante Gril l Fernando, do Altis Grand Hotel, sugere uma Consoada que alia a vista às delícias gastronómicas. O chef Rui Santos Silva apresenta um creme de feijoca com ameijoas e coentros como entrada, seguido de A Reinterpretação do Bacalhau de Natal e da perna de cabrito assa- da, servida com legumes da estação e bola de enchidos. A noite termina com os tradicionais doces, onde de inclui o bolo-rei, a lampreia, o tronco de Natal, as rabanadas e os sonhos. Tudo por 60 euros por pessoa, com as bebidas incluídas. Depois de uma noite farta e para o almoço do dia 25, o chef sugere uma refeição mais ligeira, ao estilo buffet. Os mais pequenos não foram esquecidos. Não só têm direito a uma ementa especial como o restaurante disponibiliza animação com pinturas, desenhos e outras atividades.

Restaurante-Saldanha-Mar_baixaOutra alternativa é a sugerida pelo DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park, a 37 euros por pessoa, bebidas já incluídas. A ementa, saída das mãos da chef Paula Carção, começa com Velouté de Batata Doce com Caranguejo Real e Espuma de Natas, seguido de Bacalhau Fresco confitado com Azeite, acompanhado com Risotto de Amêijoas e Coentros como prato principal. Nas sobre- mesas, o destaque vai para a Delícia de Cacau com Gelado de Canela e Anis.

Dolce-Campo-Real_baixaA menos de uma hora de Lisboa, mais precisamente em Torres Vedras, o Dolce CampoReal Lisboa promete sossego e um serviço premium. Para a Consoada, o restaurante Grande Escolha aposta no tradicional bacalhau de meia-cura confitado com esmagada de grão-de-bico e acompanhado de estufado de couve-galega. Para quem prefere carne, a sugestão passa por um peito de peru recheado com frutos silvestres e passas, com espinafres vaporizados e arroz de castanha. No fim… No fim, delicie-se com os doces típicos da quadra, onde não faltam o bolo-rei e as azevias.

No dia 25, e já com o descanso em dia, aproveite a calma do restaurante Garden Terrace. Desfrute da vista para o campo de golfe e da ementa preparada especificamente para esse dia: bacalhau com broa e molho de queijo da serra ou perna de borrego assada com alecrim, acompanhada de esmagada de batata-doce e legumes assados.

Convento-Espinheiro-Sala-Relaxamento-SpaIndo para o Alentejo, a sugestão vai para a majestosa Évora, mais precisamente para o Convento do Espinheiro. Onde, tal como o nome indica, a sugestão passa por uma noite (diga-se ementa) csxconventual. Mas aqui a sugestão é algo diferente. Passa por um programa completo que inclui a tradição da missa assistida na imponente igreja de Nossa Senhora do Espinheiro, um Porto de Honra no Pulpitus Bar e o Jan- tar de Consoada no Restaurante Divinus.

Salgados-Palace-3_baixaMais a sul, no Algarve, o Salgados Palace sugere um programa mais internacional, no qual o bacalhau (no forno ou cozido com todos) vive em harmonia com os lombinhos de porco com ameixa e maçã e com a salada Caesar de peito de pato fumado sem, no entanto, esquecer os pratos e sabores típicos da época. É o caso da sopa aveludada de abóbora com castanha e espinafres e o indispensável sortido de sobremesas natalícias. Já no dia 25 propria- mente dito, o chef sugere uma dupla de salmão e cabrito. Um contraponto ao jantar, onde do- mina o polvo e o peito de peru.

Gusto-by-Heinz-Beck_baixaPara os apreciadores da fine cousine, ou mais precisamente para quem quer experimentar (ou voltar a degustar) a comida de Heinz Beck, chef três estrelas Michelin, a solução é só uma: ir até ao restaurante Gusto by Heinz Beck, no Conrad Algarve. A ementa preparada especificamente para a Consoada deste ano inclui seis pratos, harmonização de vinhos e outras bebidas por 130 euros por pessoa (90 euros para crianças entre os seis e os 12 anos). Outra alternativa, na mesma uni- dade hoteleira, é a proposta do Louro, onde a cozinha tradicional convive com a contemporânea. Aqui, a sugestão vai para um menu de quatro pratos e com direito a música ao vivo (o preço é de 85 euros por pessoa e 55 para crianças dos seis aos 12 anos).

O dia 25 pede algo mais leve. E que tal um brunch? Disponível no Louro até às 16 horas e com direito a uma flute de Laurent-Perrier para brindar ao Natal (77 euros por pessoa e 38 euros para crianças dos seis aos 12 anos).

Por Alexandra Costa/OJE

Artigo publicado a 21/12/2015

Anúncios