Algarve: valores de 2014 são os melhores dos últimos 20 anos

Os números, apresentados aquando da apresentação Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve 2015-2018, ainda não são definitivos, dado que não incluem o mês de Dezembro. Mas os dados consolidados, obtidos entre Janeiro e Novembro, indicam o melhor ano de sempre para o turismo algarvio. Em termos de dormidas o valor fixou-se nos 16,4 milhões (mais 11,2 por cento do que no ano anterior). Sendo que a maioria (cerca de 12 milhões) foram de estrangeiros.

Turismo_Algarve-300Convém mencionar que este número representa um aumento de 8,8 por cento face a 2013. Mas o maior crescimento deu-se nos residentes, com uma subida de 19,3 por cento, para os quase quatro milhões.

Este números revelam que o Algarve continua a ser a principal região nacional em termos de turismo, com uma quota de mercado de mais de 36% em termos de dormidas totais e de 38,8 por centos no referente aos estrangeiros.

Em termos de receitas o ano foi igualmente positivo, com um crescimento de 13,9%, atingindo a fasquia dos 682,5 milhões de euros. Números que representam 32,5 por cento da quota de mercado nacional.

No golfe e no número de passageiros (ANA) os resultados foram mais modestos (mas igualmente positivos) – com crescimentos de 5,5% e 3,1 por cento.

Os mercados tradicionais continuam a ser os principais emissores de turistas para a região algarvia. O Reino Unido lidera com mais de cinco milhões de dormidas e uma quota de mercado de 69,4% – e com um aumento de 9,2% face aos valores de 2013. Segue-se a Alemanha (1,5 milhões de dormidas, +5,1% e quota de 36,7%) e a Holanda (1,3 milhões, -0,9% e 64,8%).

No entanto em 2014 o maior crescimento deu-se nos mercados espanhol e francês, com valores de 25,7% e 20,3 por cento. São mercados ainda com valores modestos em termos de dormidas (853 e 534 mil, respectivamente) mas com grande potencial.

Alexandra Costa – 26 JAN 2015@Opção Turismo

Artigo publicado, a 26 de Janeiro de 2015, no Opção Turismo.

Anúncios