“Queremos ser um player importante na área da hotelaria”

Pedro Bruno - sonae turismoA afirmação é de Pedro Bruno, administrador da Sonae Turismo, em conversa com o Opção Turismo. A mensagem veio no decorrer de uma avaliação do negócio em 2014 e perspectivas para o futuro.

Segundo o administrador as três áreas de negócio da Sonae Turismo (hotelaria, restauração e fitness) tiveram bons resultados (acima dos registados em 2013). Com especial destaque para a hotelaria, onde o Troia Resort conseguiu atingir, em Outubro, a meta estabelecida para 2015: 160 mil clientes, com 35% de mercado externo. Este é um valor importante dado que, como refere Pedro Bruno, há cinco anos o valor era de apenas cinco por cento.

As duas unidades do Porto (Porto Palácio e The Artist – inaugurado este ano) recebem maioritariamente turistas estrangeiros. Um exemplo? No Porto Palácio apenas 30% das receitas vêm do mercado interno.

Apesar da importância das duas unidades da cidade Invicta e do de Lagos o certo é que o Troia Resort já representa 40% do negócio da actividade hoteleira da Sonae Turismo. Com tendência a conquistar ainda mais quota. Apesar de Tróia ainda ser um destino “que se está a construir” a perspectiva é que “seja a nossa principal unidade”. Para isso muito contribuiu, este ano, o crescimento do mercado francês (pelo terceiro ano consecutivo) e do ressurgimento do espanhol. Sendo que, dos 35% de turistas internacionais mais de 50 por cento vêem destes dois países. Também importante foi o crescimento verificado no golfe, que atraiu o mercado escandinavo.

Estes resultados levam a que Pedro Bruno afirme que a Sonae Turismo tem “intenção de ser um player muito importante no sector hoteleiro (já o somos na área de resorts)”. Para tal a empresa está a analisar propostas (tem duas em mãos neste momento), estando atenta a nossas oportunidades passíveis de resultar em novas aberturas. E “estamos a olhar para Lisboa, Porto e Algarve”.

A empresa tem a mesma ambição em relação ao fitness, onde a marca Solinca é, segundo o administrador da Sonae Turismo, a número dois no mercado. Quanto a isso, “queremos ser líderes de mercado” no espaço de dois anos.

Alexandra Costa – 26Novembro2014@Opção Turismo

Artigo publicado, a 26 de Novembro, no Opção Turismo.

Anúncios