ES Viagens dá lugar a Springwater Travel Group

ES-viagens2Está concluída a aquisição da Espírito Santo Viagens por parte da Springwater Capital. A operação foi formalmente concluída esta semana. isto depois de ter sido anunciada em Setembro e de ter obtido a aprovação do Tribunal de Comércio do Luxemburgo.

Com o negócio o nome ES Viagens cai para assumir o de Springwater Travel Group, que agrupa, igualmente, a Espirito Santo Consultadoria e Serviços. Mas essa é a única alteração. As marcas comerciais (Top Atlântico, Carlson Wagonlit, BCD Travel, TA DMC Portugal, Solférias , ATR e King Holidays) mantêm-se, assim como a estrutura – com excepção de Alexandre Matos que será substituído por Mário Machado. Isto mesmo foi confirmado por Martin Gruschka, cofounder da Springwater Capital, que referiu que a empresa tem dois pontos a seu favor: é rentável e não tem dívidas.

Os objectivos a curto prazo da “nova” entidade passam por recuperar parte do negócio perdido este ano. Francisco Calheiros, que mantém o cardo de Chief Executive Officer (CEO), referiu que a empresa em 2014 perdeu negócio. Em parte porque “perdeu a força”, porque os concorrentes ganharam terreno e porque houve clientes que alteraram as suas intenções de compra quando o escândalo BES rebentou. Não houve acautelamento porque não se esperava esse “terramoto”. Por isso a grande prioridade, até ao final do ano, é “estabilizar a empresa”.

Com esta questão assegurada a empresa tenciona crescer. Quer através do crescimento orgânico como pela via de aquisições (no mercado nacional e internacional). A empresa já está presente em Espanha, Itália, Angola e Moçambique, tenciona reforçar a sua presença no continente africano. Também está a olhar para o Brasil embora, como reconheceu Francisco Calheiros já tenham tentado conquistar o mercado há 10 anos e o negócio não tenha corrido bem.

Feitas as contas a empresa conta fechar o ano com 310 milhões de euros de negócio. Valor que, como refere Francisco Calheiros,  fica 15 milhões de euros abaixo do previsto para o exercício de 2014.

Alexandra Costa – 06Novembro2014@Opção Turismo

Artigo publicado a 6 de Novembro, no Opção Turismo.

Anúncios