Conceitus considerado o melhor restaurante vínico português

ConceitusWinery RestaurantTem apenas sete anos de existência mas já foi considerado, por cinco vezes, o melhor restaurante vínico português. Quem? O Conceitus Winery Restaurant, da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.

Mas comecemos pelo início. Todos os anos são conhecidos os vencedores do Prémio Best of Wine Tourism, que é promovido pela Great Wine Capitals Global Network. E que premeia não só os melhores a nível mundial como os nacionais. Em Portugal o prémio é entregue pelo Município do Porto, entidade representante das regiões dos Vinhos do Douro, do Porto e dos Vinhos Verdes nesta Rede.

Este ano estiveram 27 candidaturas a concurso, com sete prémios nacionais atribuídos. Sendo que o Conceitus foi o vencedor nacional na categoria de “Restaurantes Vínicos”. O espaço está integrado no enoturismo da Quinta de Nossa Senhora do Carmo, que é igualmente produtor de vinhos do Douro.

Mas qual a diferença? Aqui, ao contrário do que normalmente acontece, é o vinho que mada e desmanda. É ele que dita a ementa e a gastronomia. Sempre com a aposta na chamada comida local, com produtos sazonais e da região. É o caso do peixe do rio, do azeite, chás e doces de fruta, a horta e as frutas da quinta, etc. O resultado final… bem o resultado final é fruto da imaginação e do trabalho do Chef José Pinto.

Numa casa duriense, onde a traça tradicional se manteve, e com o terraço exterior a merecer a atenção (principalmente entre Maio e Setembro) há o apelo ao conforto e ao descanso. Onde se pode apreciar um vinho (a copo ou garrafa) e onde os clientes são convidados a trazer a sua própria garrafa para partilhar à mesa, sem qualquer custo de serviço de rolha, e o serviço clássico de abertura de Porto’s a fogo é quase diário. Um local a descobrir.

Anúncios