Gastronomias – Há “Substância” no Cais do Sodré

IMG_5970A Praça D. Luís I, junto ao Mercado da Ribeira tem nova vida. Novos espaços, recuperados, com gastronomia gourmet, a apelar aos sentidos. Um deles é o restaurante Substância, sob a batuta do Chef Lobão, que abriu em Maio.

O espaço, minimalista, é amplo e moderno (basta olhar para as sardinhas penduradas ou para o candeeiro. Mas o que interessa mesmo é a comida. Portuguesa, com certeza, mas com o seu quê de modernidade. Ou não fosse o Chef Lobão um ex-concorrente de um concurso culinário da televisão.

IMG_5981Na carta de Inverno, que o Opção Turismo teve a oportunidade de degustar, nota-se a preocupação em usar ingredientes de época mas numa harmonização perfeita. Um exemplo? O Torricado de bacalhau com compota de pimentos. Uma combinação aparentemente improvável mas que, devido a levar vinagre e açúcar torna-a simplesmente deliciosa. E diferente. Porque é isso que o cliente quer quando vai a um restaurante. Ser surpreendido. Encontrar algo diferente.

A proximidade com o Mercado da Ribeira permite que o Substância aposte em pratos frescos, nomeadamente à base de peixe. É o caso da Sopa rica de peixe, com pão frito, camarão ao alho e espargos salteados. Um prato leve mas simultaneamente substancial.

Ainda na parta das sopas, destaque ainda para a Farrafusa atomatada com ovo e queijo de cabra. Basicamente um prato a lembrar a bela sopa alentejana, com uma variedade de texturas e sabores.

IMG_6005Nos pratos principais e a pensar no inverno, onde se pede algo mais consistente e complexo a aposta do Substância foi para umas Bochechas de porco com mousse de alho assado, castanhas e chalotas braseadas. Aqui uma nota muito importante. A carne quase que se desfaz na boca. Quase que não é necessário usar a faca. O que é logo um bom indício. De seguida a prova. E a surpresa pela combinação de sabores. Mousse de alho? O que aparentemente pareceria intragável na verdade … não é.

Para terminar duas sobremesas, cada uma mais deliciosa do que a outra: mousse de chocolate com gaspacho de morangos, parfait de lima e crumble de pão amêndoa, amendoim e chocolate; e pudim Abade de Priscos com mousse e espuma de toranja e crocante de laranja.

IMG_9591Algumas notas: este é um espaço que merece uma visita. O chef é suficientemente arrojado para experimentar combinações invulgares. E há o cuidado de combinar com o vinho certo. O que é muito importante. Não tendo uma carta de vinhos extensa procura ter os casamentos perfeitos (ou o mais perto disso) com os partos disponibilizados na ementa.

E melhor que tudo. A um preço acessível. Principalmente tendo em conta a variedade e qualidade da comida apresentada e do local onde está inserido. Ao almoço apresenta dois menus “executivos”, a 8,5 e a 11 euros.

Restaurante Substância
R. da Moeda, 1C (R. D. Luis I)
1200-275 Lisboa, Portugal
21 395 1278

Alexandra Costa – 11Novembro2014@Opção Turismo

Artigo publicado a 11 de Novembro de 2014, no Opção Turismo.

Anúncios