A Viagem dos Cem Passos

a8b39556-ae06-4318-97b0-dbeaf89c0563Um filme a não perder. Não só para quem gosta de gastronomia ou é fã de Helen Mirren, mas principalmente para quem gosta de um bom enredo.

O convite veio da Zomato e era imperdível. Principalmente para quem, como eu, que escreve sobre gastronomia. Ver um filme onde duas culturas tão diferentes chocam de frente.

Imagine uma família indiana que, por desvarios do destino, tem de abandonar o seu país e vem para a Europa. A integração não corre da melhor forma e o chefe de família resolve percorrer a Europa há procura “do” local certo. O local onde possa retomar o negócio familiar. Um restaurante indiano.

Uma avaria mecânica, ou o destino, levam essa família até uma típica aldeia francesa. Onde o “pappa” se apaixona por um edifício. E decide que é ali que vai (re)nascer o negócio da família, sob a batuta de um dos filhos, o grande cozinheiro.

Acontece que, do outro lado da rua, a apenas 100 pés (medida inglesa que corresponde a 30,5 metros) há, já bem implementado no mercado, um restaurante francês, com uma estrela Michelain e que recebe inclusive o presidente francês.

Começa então a guerra.

São cerca duas horas de boa diversão. Uma história bem construída, com a chancela de Steven Spielberg e Oprah Winfrey (como produtores) e do director de “Chocolate”, Lasse Hallström.

E mais não digo para não tirar a graça ao filme.

Em “A Viagem dos Cem Passos”, Hassan Kadam é um novato em culinária, possuidor do equivalente gastronómico ao ouvido absoluto. Tendo saído da sua Índia natal, a Família Kadam, chefiada pelo pai, instala-se na antiga aldeia de Lumière, no Sul de França. Repleta de charme, ela é tão pitoresca como elegante, o lugar perfeito para se instalarem e abrirem um restaurante indiano, o Maison Mumbai. Isto é, até que a Madame Mallory, a fria proprietária do Le Saule Pleureur, um restaurante de comida clássica galardoado com uma estrela Michelin, tome conhecimento da existência do novo restaurante; os seus protestos iniciais contra a abertura de um restaurante indiano a cem passos do seu disparam para uma guerra sem quartel entre os dois estabelecimentos… até que as paixões de Hassan pela grande cozinha francesa e pela encantadora sous chef de Madame Mallory, Marguerite, se vêm juntar ao delicioso e misterioso talento que ele tem para criar magia entre as duas culturas e conferir ao Lumière novos sabores que nem Madame Mallory poderá ignorar. Começando por vê-lo como rival, ela acaba por reconhecer os dotes de Hassan como chef e torna-o seu protegido.

Género: Drama
Data de estreia: 2014-08-14
Título Original: The Hundred-Foot Journey
Realizador: Lasse Hallström
Actores: Helen Mirren, Manish Dayal, Charlotte Le Bon
Distribuidora: NOS Audiovisuais
País: EUA
Ano: 2014
Duração (minutos): 122

Anúncios