Vivek Singh : da Índia para Londres e de Londres para Portugal

Chef Vivek Singh

Com um sorriso aberto e uma simpatia que se vez ao longe o Chef Vivek Singh assume que gosta de comida e de conversar com quem tem paixão pela comida. Esteve em Portugal no início de Julho, mais precisamente em Vilamoura, no restaurante Emo, do Tivoli Victoria. O objectivo foi o de trazer a cozinha indiana (moderna) do The Cinnamon Club (o seu restaurante em Londres).

Esta foi a sua primeira visita a Portugal mas Vivek Singh prometeu que não foi a última. O chef adora conhecer novos ingredientes, novas receitas, novas formas de cozinha. Porque a sua cozinha é uma mistura de tudo o que já viveu. Tendo passado por diversas regiões indianas consegue misturar a simplicidade das regiões do Leste com a riqueza do norte, onde a complexidade e explosão de sabores, tão típicos da comida muçulmana estão presentes. Por isso defende que a sua cozinha é a de uma Índia moderna, sazonal e adaptada ao local. Assim muda de cidade para cidade, de estação para estação.cc interior restaurante 1

Em 2001 mudou-se de armas e bagagens para Londres, com o objectivo de abrir um restaurante indiano, diferente dos mais de 9.000 já existentes. E conseguiu. O The Cinnamon Club rapidamente ganhou fama e hoje é um dos pontos incontornáveis da restauração londrina. Um espaço onde o preço médio do jantar ronda as 100 libras por pessoa e onde também se servem pequenos-almoços (indianos, anglo-indianos e continentais) e almoços. Pelo meio lançou três livros de cozinha (o quarto estará a qualquer momento nas bancas – diga-se na Amazon) e é uma presença constante na televisão.

prato peixeVivek Singh confessa que foi bracejado pela sorte. Primeiro quando foi convidado para ir para Londres. “Estava no local certo, à hora certa.” E depois quando recebeu um email de Luís Baena, que tinha ido, como cliente, ao The Cinnamon Club. A empatia foi mútua e rapidamente surgiu o convite para uma interacção de experiências em Portugal.

A experiência foi curta e soube a pouco. O chef esteve em Portugal menos de uma semana. Mas levou um desejo. O de conhecer melhor a gastronomia nacional e o de conseguir fazer um curry de chouriço.

Artigo publicado na secção de Gastronomias do Opção Turismo, a 5 de Agosto de 2014

.

Anúncios