À procura de um restaurante?

Use o Zomato!

zomato-collection2Pretende ser o guia dos melhores restaurantes da cidade. Sim, porque por enquanto só está na região da Grande Lisboa. Mas o objectivo é, com o tempo, abranger todo o território nacional.

A Zomato é uma plataforma online com informação sobre todos os pontos onde se pode fazer uma refeição numa determinada cidade. Nasceu, em 2008, na Índia mas já está em 11 países. E planeia crescer ainda mais – para 22 novos mercados em apenas dois anos.

Mas vamos por pontos. Portugal foi o terceiro país europeu onde a Zomato entrou (depois do Reino Unido e da Turquia). A dimensão, a riqueza da gastronomia e a pessoa que esta à frente do projecto ditaram a escolha. Miguel Ribeiro é o responsável não só pelo mercado nacional mas também pela vizinha Espanha.

Com cerca de três meses de funcionamento a aplicação já tem mais de 9.500 restaurantes listados (dados de início de Abril). E isto só na área da Grande Lisboa (inclui Cascais, Oeiras, Sintra, Odivelas, Amadora e Loures). Segue-se Porto, Setúbal…

São 15 pessoas que estão a trabalhar afincadamente no desenvolvimento da plataforma. A bater às portas, recolher informação e divulgar o produto/serviço. E, se tudo correr de acordo com o planeado, é muito provável que o ano termine com um aumento da equipa para os 40 elementos.

A diferença da Zomato é que consiste num misto de informação recolhida pela empresa e em dados disponibilizados pela sua rede de foodies (fãs da comunidade Zomato). A aplicação está disponível para as várias plataformas, embora esteja optimizada para a utilização de smartphones e tablets. O que é visível pela facilidade de utilização. É muito mais fácil inserir fotografias, comentários e avaliações de um determinado restaurante através do dispositivo móvel do que via computador.

zomato-collection1Os foodies sobem de nível (ranking) à medida que inserem mais avaliações/comentários/fotografias. Inclusive é possível descarregar o widget com a nossa informação para o inserir no nosso site e/ou blog. Porque o objectivo é o de criar uma comunidade de apreciadores da boa comida. Um foodie pode apreciar e avaliar as opiniões dos outros e, através delas, adicionar restaurantes à sua “wishlist”.

Recentemente (no final de Maio) a Zomato lançou uma nova forma de pesquisa. As Colecções. Já não é necessário saber o nome do restaurante ou seleccionar os vários atributos a pesquisar. Agora é mais fácil. Com base na actividade dos utilizadores foi possível fazer listas de temas específicos. Restaurantes com esplanadas, que permitem refeições em grupo, abertos fora-de-horas, … O limite é a nossa imaginação.

Esta é uma aplicação a ter no equipamento móvel. Independentemente do sistema operativo (está disponível para Windows, IOS, Android e Blackberry). Porque é gratuita, porque disponibiliza informação sobre onde e o que se pode comer (seja ou não nas imediações – a georreferenciação permite dar sugestões com base na nossa localização) e criar uma comunidade de fãs.

Artigo publicado no Opção Turismo, a 24 de Junho de 2014.

 

Anúncios