O do it yourself do ibis budget

IBIS BUDGET quartoNuma viagem ao Porto decidi experimentar um hotel diferente. O conceito budget da ibis, em Porto Gaia. Instalado num complexo hoteleiro fica suficientemente longe da cidade para garantir sossego e suficientemente perto para nos pormos lá “num pulo”.
Aqui a recepção funciona 24 horas por dia. É só chegar, fazer o check-in e pagar. O espaço é clean, amplo, onde se conjuga a recepção, a área dos pequenos almoço e uma pequena zona de estar. Ali os hóspedes podem consultar a internet, ler os jornais e petiscar – há máquinas de bebidas e snacks.

Sobe-se para o quarto e surpresa. O triplo consiste num twin com beliche. Simpático, decorado em tons de verde e com espaço q.b. para a bagagem. Esta é uma unidade claramente pensada para pequenas estadias. Com casa de banho integrada dentro do quarto (lavatório e poliban junto à cama – prima pela diferença. Junto à janela uma pequena mesa, onde se pode colocar o portátil e trabalhar. Isto com a televisão acesa em som de fundo.

ibis budget recepçãoConsiderações. Há apenas uma toalha e um sabonete por pessoa. Nada de muito luxo nem de extravagante. Mas, se uma pessoa pensar bem… o quarto custa apenas 29 euros. E dá para três pessoas. Feitas as contas…. Não se pode pedir mais.

No outro dia há pequeno-almoço com algumas iguarias para quem pagou esse extra – 3,5 euros por pessoa. Em alternativa (ou se chegou tarde) pode sempre recorrer a uma das máquinas de snack. Aqui o conceito é que o cliente tenha o máximo de autonomia possível. Desta forma é exigido ao hotel, e seus funcionários, menos. Só assim se conseguem praticar os preços aplicados.

Para quem é viciado em internet ou necessita dela por imperativos profissionais o custo é de um euro por dia. Para quem pergunta o porquê de não ser gratuito (segundo o recepcionista isso acontece frequentemente) basta pensar no que irá pagar pela estadia. E que está a poucos metros de outras hotéis (da mesma cadeia) que, por um preço mais elevado no quarto, oferecem gratuitamente a internet.

Com o quarto pago basta deixar à chave à saída (a qualquer hora) e já está. Sem confusões e sem filas.

fachada ibis budget2De novo na estrada a avaliação da experiência foi positiva. É claro que há pontos a melhorar. A sinalização é claramente um deles. Não fosse ir com GPS e com um “motorista” que conhece a zona e talvez demorássemos mais tempo a descobrir o hotel. Ele está bem visível da estrada. O pior é depois quando se sai desta e se entra para o bairro.

Para quem gosta de autonomia, de rapidez e não gosta de estar dependente de horários… esta é uma das vantagens do ibis budget. O cliente pode entrar a qualquer hora. O custo é muito acessível, mesmo não contemplando internet ou pequeno-almoço. As camas são confortáveis e apesar do quarto ser pequeno não é minúsculo. Apenas não é adequado a grandes estadias ou para quem viaja com mil e uma malas.

Artigo publicado no Opção Turismo, a 20 de Junho de 2014.

Anúncios