Algarve recebeu Global Training da Mercedes

A Herdade dos Salgados recebeu cerca de 15 mil comerciais, vindos de todo o mundo, num investimento que ultrapassou 10 milhões de euros

Quatro meses, 54 mercados, 100 funcionários a trabalhar em permanência, até mil dormidas num dia, 15 mil comerciais e 10 milhões de euros de investimento directo . Esta é apenas a versão simplista do balanço feito.

A acção termina este fim-de-semana, mais precisamente a 14 de Abril. Foram quatro meses de muito trabalho, de receber pessoas de todo o mundo. Quatro meses em que a Herdade dos Salgados esteve fechada a um mundo que não fosse a Mercedes-Benz. Quatro meses em que todo o resort se transformou na sede de formação da marca alemã. Onde a sinalética, a fachada, os horários… tudo se modificou e ficou aos olhos e cultura da Mercedes.

Este foi o primeiro evento mundial. Até aqui era apenas de âmbito europeu. Este ano foi dado um passo em frente e o resultado, segundo indicações de quem passou por lá, não poderia ser mais positivo.

Mas nem tudo foi fácil. Em disputa estavam outras cidades, com Sevilha a ser a opositora mais directa. A escolha acabou por recair em Portugal e na Herdade dos Salgados. Acontece que quando isso aconteceu o futuro era ainda incerto. Com o grupo CS a pedir insolvência e um fundo de capital de risco a tentar a sua recuperação. Aquando das primeiras visitas ao resort o cenário não era nada animador. As estruturas tinham sido dilapidadas, deixadas ao abandono e com diversas infiltrações à vista. Foi um ano de muito trabalho, sempre devidamente acompanhado por responsáveis da Mercedes, para que, em Janeiro, estivesse tudo a postos para receber os milhares de comerciais da Mercedes que se deslocaram ao nosso país para receber formação e conhecer os lançamentos de 2014.

No total o grupo alemão investiu 10 milhões de euros nos nesta acção de quatro meses. Valor a que se junta todo gasto pelos 54 mercados em trazer os seus comerciais ao Algarve. Que vieram de todo o mundo. Num total de 40 mil dormidas (e que representa 5 milhões de euros de facturação para a Herdade dos Salgados).

As infra-estruturas foram determinantes para a escolha do local. Numa outra proposta permitia que os comerciais e funcionários da Mercedes pudessem ter a formação necessária (com os veículos ao vivo) com a possibilidade de testar os novos modelos. Sem esquecer as acessibilidades. O Resort fica relativamente perto do aeroporto de Faro e a poucas horas do de Lisboa. Os comentários foram de tal forma positivos que a Mercedes Portugal conseguiu atrair outro grande evento para o nosso país. O equivalente ao Global Training, mas para a Smart. O evento decorrerá entre Outubro e Novembro, em Cascais, e prevê-se uma afluência de seis a sete mil pessoas.

Alexandra Costa em reportagem para o LusoMotores

Artigo publicado a 8 de Abril de 2013, no LusoMotores